O problema com o liberalismo teológico

Em muitos círculos, e sem dúvida um dos mais fundamentalistas, o liberal da terra transmite a ele um custo emocional e teológico definido. Os liberais são vistos como ameaçadores da fé e também minam a teologia cristã autêntica. Os liberais têm uma agenda nefasta; no entanto, eles são lobos em roupas de ovelhas e assim por diante. Teólogos liberais, por outro lado, estão preocupados com o que observam por falta de amor e compaixão pelo estado individual dos fundamentalistas. Além disso, eles fogem do que percebem por causa da espiritualização ingênua e acrítica de ambos os evangélicos. Alguns, como o bispo Spong como exemplo, chegam a argumentar que, exceto se guardarem o cristianismo do sobrenaturalismo não científico, ele se tornará primeiro imaterial e depois extinto.

Liberalismo teológico
Portanto, o que exatamente é o liberalismo teológico? Eu descreveria os liberais como aqueles que possuem as crenças teológicas subseqüentes: Sobre a Bíblia, geralmente pensamos que as escrituras não são mais inspiradas do que outras funções literárias importantes. Como consequência, eles emitem a Bíblia para criticar severamente e desconsiderar grande parte de sua confiabilidade histórica e precisão factual. Em relação à salvação, eles entendem a regeneração como uma reprogramação da mente individual juntamente com a conversão dessas estruturas da sociedade moderna. A teologia liberal é igualmente humanista e anti-sobrenatural. No entanto, por outro lado, isso também termina em um foco na compaixão para consideração e pessoas para o seu próprio habitat que é humano.

Do lado negativo, isso retira o cristianismo, assim como a Bíblia, de tudo que não pode ser logicamente explicado. Anjos nunca foram cientificamente avaliados, portanto, é impossível que eles existam. Magia é o nome mitológico dado a um curso natural de ação que ainda não compreendemos inteiramente. O renascimento é, na verdade, apenas um método de descrever o processo de transformação ética e intelectual. O nascimento é supérfluo … portanto adiante. Eu tenho que ver, porém, que existe um continuum do liberalismo antiquado de um lado, através do neoliberalismo, da ortodoxia evangélica, do fundamentalismo em torno do extremo oposto. Alguns fundamentalistas consideram o homem médio um tanto liberal, e muitos liberais vêem pouca diferença entre evangélicos e fundamentalistas moda evangélica jeans.

Relevância do cristianismo sob o liberalismo
Sendo um evangélico, tenho problemas muito concretos com o que se estende por baixo do curso do liberalismo teológico. Eu aceito que a Bíblia tem um fator humano para isso, no entanto, eu não aceito de fato que isso seja algo além de ser divinamente inspirado e autoritário. No caso, como muitos liberais afirmam, a maioria deste Novo Testamento é apenas um registro da doutrina de Paulo de Tarso, depois oferece apenas ajuda limitada no século 21 e nenhuma certeza de um potencial eterno. Se os Evangelhos registram a embelezada mitologia dos seguidores de Cristo do primeiro século sobrezelosos, então, muito provavelmente, Jesus falhou em realizar o que eles dizem que Ele fez e seu ensinamento não é mais autoritário do que qualquer outra pessoa astuta de seu tempo.

Se o homem é essencialmente bom, então o pecado é apenas uma palavra religiosa para disfunção social. Quando apropriado e errado, a moralidade e a imoralidade são culturalmente determinadas, então a homossexualidade é simplesmente um tópico de preferência ou disposição pessoal, e o aborto demanda uma conveniência social. Se a ciência estiver acima das Escrituras como o padrão de fato, depois a verdade de amanhã não será exatamente como a realidade de hoje e ambas não serão claras. Caso Deus seja um nome arcaico para a consciência do tipo cósmico, então a sua perspectiva de uma parceria pessoal com ele, ela, também é uma ideia absurda. No caso de Jesus ser simplesmente um professor e ativista judeu radical, então eu estou sem um salvador e também minha única esperança para o longo prazo será meu próprio esforço, o sucesso de minha raça ou cultura em particular, e uma grande quantidade de chance . Se é isso que a religião cristã é, então não vale a pena resgatá-la.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *